Tradução

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

NATAL TODO DIA - Artigo



      Com o tempo corrido de hoje, estamos a menos de um mês do Natal e, gradativamente, no mundo virtual começam a circular as pequenas mensagens de Boas Festas, enquanto as lojas, já decoradas com enfeites natalinos, fazem promoções e lançamentos para aquecerem suas vendas... Mas, qual a origem destes festejos?
      Segundo os historiadores, as comemorações do Natal tiveram sua origem nos cultos pagãos da cultura celta, ao mito de  La Befana,  que no solstício de inverno, trazia em sua sacolinha dons benfazejos para o ano seguinte. Esta era uma festa voltada predominantemente para o culto da natureza e para os pedidos de colheitas fartas no ano vindouro, e este era o culto que predominava na Europa, por ocasião do nascimento de Jesus.
      Alguns pesquisadores acreditam que Jesus tenha nascido no mês de março, período do verão, pois os pastores não estariam com seus rebanhos no campo, em pleno inverno; provavelmente ele teria nascido em Março e a transferência da festa cristã para o mês de Dezembro, teria justamente como objetivo a sobreposição do ideal cristão aos festejos pagãos da época.
Com a primeira Revolução Industrial, na Inglaterra, o espírito de Natal, depois de um longo percurso histórico de altos e baixos[1], voltou a se perder novamente. A mentalidade da época era voltada para o trabalho e para o lucro financeiro. A regra vigente priorizava a produção e os ganhos financeiros,  sequer concedendo tempo efetivo de descanso aos operários; alguns patrões concediam apenas algumas horas livres aos seus empregados, nos finais de semana. Somente em 1837, a Rainha Vitória, da Inglaterra, casada com o Príncipe Albert, de origem alemã, incentivou a solidariedade e o amor pelo povo. A idéia de enfeitar a árvore de natal foi introduzida no país pelo próprio príncipe Albert, trazendo também, da Alemanha, o despertar do hábito de presentear as crianças, seguindo e exemplo do Cardeal Escandinavo, São Nicolau, que distribuía presentes às crianças pobres. A partir daí, a tradição do Natal expandiu-se por toda a Europa, chegando ao Brasil com a colonização portuguesa e com os imigrantes europeus, da forma como é festejada em nossos dias, ainda influenciada pela cultura de cada região da Europa: Alemães, portugueses, italianos, espanhóis etc., tão presentes na Nossa Friburgo, por influência da riqueza cultural das colônias de imigrantes.
Atualmente, o sentido do Natal vem sendo corrompido pelo consumismo propagado pelo comércio e pela mídia, sendo necessário resgatarmos novamente o seu verdadeiro significado de despertar do Ideal Cristão de solidariedade e amor entre todos os povos. Papai Noel, comandando os apelos midiáticos, puxa o trenó do consumo montanha acima, para frustração daqueles cujos parcos salários em tempos de crise, diminuem a lista de presentes. Assim, é preciso resgatar o espírito natalino, de solidariedade e vínculos afetivos, que podem fortalecer  o significado da celebração cristã.
Sob este enfoque, o Natal pode significar a reunião das famílias em torno da mesa, de modo mais frugal e simbólico, sem o sacrifício da vida animal, sem os excessos de bebidas alcoólicas ou custos elevados de presentes impessoais e obrigatórios, cujo pagamento será descarregado nos cartões de crédito, ao longo de vários meses do ano seguinte, sem que tenham, efetivamente, representado uma pura demonstração de afeto ou religiosidade.
Que tal tornarmos o Natal um hábito diário? Que tal trazermos para os nossos relacionamentos o presente de amorosidade, acolhimento, solidariedade, compreensão e unidade familiar? Que tal, no dia de Natal, pedir a cada familiar para escrever, numa pequena tira de papel, três coisas pelas quais possa agradecer e compor uma Oração Natal? Com certeza, muitas vezes deixado à sombra de Papai Noel, o Aniversariante do dia irá nos agradecer...
Muito mais do que o hábito repetitivo da reunião anual, que o verdadeiro Espírito Natalino, possa estar presente entre os seus familiares! Que em seu Lar, Seja Natal Todo Dia!

Para conhecer, na íntegra, a história e os símbolos natalinos, acesse o vídeo da Autora no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lhx7IWywct4

Artigo publicado também no Jornal http://www.forumseculo21.com.br/principal.html

Compartilhe e ajude a forma a Massa Crística da Mudança de Consciência.


Sueli Meirelles - Consultora, Professora, Pesquisadora e Especialista em Psicologia Clínica CRP 05/11601. Escritora e Palestrante.


2 comentários:

  1. Parabéns por mencionar a origem da celebração e contribuir pra resgatar o verdadeiro espirito do Natal

    ResponderExcluir
  2. Querida Lorena. Obrigada! Vamos expandindo o Espírito Cristão.

    ResponderExcluir